quarta-feira, 21 de maio de 2014

Diversidade e Cultura Inclusiva


  O Projeto Político Pedagógico promovido a partir da gestão democrática integra profissionais da escola pais e alunos, visando uma concepção educacional comum entre ambos e à unidade das ações e propósitos; A partir dessa iniciativa tem se a oportunidade de preparar um plano de aula eficaz e inovador, com reciprocidade do saber entre professor – aluno, aluno- professor e aluno- aluno, saber este, que proporcionam um formato de aprendizagem facilitador e inclusivo a partir destas novas práticas de ensino.
   O projeto por nós desenvolvido chama se Curiosidade na Química, que visa o desenvolvimento a partir de análises prévias, abordadas em sala de aula, através do conhecimento de produtos e alimentos que estão presentes no  cotidiano dos alunos em geral, com a realização de pesquisas e debates em seminários, finalmente finalizados com experimentos, realizados de maneira clara e participativa.
  Os alunos têm uma preparação que duram meses para apresentar e ensinar os projetos e sua curiosidade aos seus colegas de classe, envolvendo os alunos de inclusão em seus grupos de ensino; É interessante ressaltar que  o engajamento nestas pesquisas são muito positivos, idéias inovadoras tem sido uma constante e a abrangência do conhecimento de química como em geral são amplamente atendidas e compreendidas nas mais diversas áreas sendo um projeto interdisciplinar, gerando a capacidade nos alunos de obter o  conhecimento do mundo e suas magníficas e significativas mudanças ao decorrer das décadas e séculos, (profissional).
  O plano de ação ou de aula ajuda na organização e no planejamento juntamente com o currículo, proporcionam uma atmosfera de aprendizagem, facilitadora e democrática, gerando um aumento da participação dos alunos e o enriquecimento do conhecimento do mundo do saber e a nossa capacidade como educadores, sanando as necessidades dos alunos com dificuldades nas mais diversas disciplinas e os alunos com necessidades especiais.



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